GESTÃO & CARREIRA

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Aprendizados da crise trazem inputs significativos para superar desafios

Teremos saudades de 2015? A questão assombra muitos brasileiros nesse limiar de avanço do calendário. A despeito dos receios quanto à travessia para 2016 e de todas as expectativas envolvendo o transcorrer do próximo período, o olhar atento para o passado recente permite identificar lições importantes, bagagem extremamente útil para alicerçar a história que ainda está por ser escrita.

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Sylvia Leão, vice-presidente de Gestão de Gente do Carrefour

“Ignorar a crise nunca é a melhor opção. Empresas de sucesso tomam um caminho inverso: procuram ler o cenário e se antecipar, tomando as melhores decisões. Em 2015, ano que termina em contexto econômico e político bem pior do que o inicialmente previsto, o Carrefour seguiu crescendo e abrindo lojas. Não aderimos ao movimento de grandes demissões ocorrido no varejo, porém registramos um nível de contratação menor. Tem sido um período desafiador, que pede mais resiliência, criatividade, flexibilidade e visão estratégica e de futuro. A crise traz em seu bojo a oportunidade do aprendizado, requerendo disposição para o desapego a modelos que deixam de fazer sentido. Grandes profissionais e organizações de ponta ganham musculatura e vivência em momentos de maior turbulência, saindo do processo mais fortalecidos. Para o Carrefour, foi um ano simbólico, pois coincidiu com a marca de quatro décadas de presença no país. O período exigiu ações mais imediatas, de curtíssimo termo, mas sem perder de vista o horizonte que nos guia, até porque nossa aposta no Brasil é de longo prazo.”

Alessandro Bonorino, vice-presidente de RH da IBM para a América Latina

“As crises trazem à tona e com força total ineficiências que passam ao largo em tempos de pujança, quando o vigor da economia acaba por encobrir problemas latentes. Diante das dificuldades, é preciso interromper essa dinâmica e fazer um exercício de revisão e desapego, compreendendo que as fórmulas de sucesso que deram certo até aqui não garantem êxito no futuro. A perspectiva negativa para 2015 foi superada pela realidade, requerendo flexibilidade e adaptações. Reaprender o tempo todo e ter a capacidade de se reinventar é uma condição cada vez mais crítica não apenas no Brasil de hoje. O mundo está em constante mutação, e os ciclos encolhem gradativamente. Na IBM, empresa centenária que faz da transformação um elemento propulsor de sua perenidade, temos trabalhado o conceito de Agile Leadership, buscando uma liderança que responda prontamente, aprenda com o erro e se abra à cocriação. A interação mais colaborativa e de maior diálogo com os diferentes stakeholders torna-se essencial para enfrentar os desafios que virão, incluindo aqueles que nos aguardam em 2016 no Brasil.”

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