Davide Aprile, diretor de RH da BD: o mundo na palma das mãos

Davide Aprile, da BD: adesão às novas tecnologias Foto: Gladstone Campos / Realphotos
Davide Aprile, da BD: adesão às novas tecnologias
Foto: Gladstone Campos / Realphotos

A cada dia novos adeptos se juntam ao universo do WhatsApp, adotando o aplicativo para estreitar laços e fazer fluir a comunicação entre pessoas e grupos. Útil na vida pessoal, a ferramenta caiu no gosto nas empresas. Ainda que não faça parte da política formal, vai a seu modo escrevendo uma nova história na inteiração entre  os times de trabalho. Na BD, tem sido assim.

Tantha’s: Como o WhatsApp ingressou no cotidiano da BD?

Davide Aprile: A adesão ao aplicativo se deu de forma natural,  como alternativa para tornar a comunicação mais ágil, rápida e prática. As facilidades e os recursos da solução logo fizeram com que ela ganhasse espaço e se disseminasse. Tanto que, ao criar um grupo com o time da liderança, reunindo o presidente e a diretoria, constatamos que vários gestores já utilizavam a interface para interagir com as equipes, especialmente na área de vendas.

Tantha’s: O aplicativo faz parte da política formal de comunicação da empresa?
Davide Aprile: Não se trata de uma ferramenta formal, mas é indiscutível a agregação de valor que o WhatsApp proporciona ao agilizar a troca de informações e de boas práticas, ainda mais quando consideramos que a interlocução hoje se dá em âmbito global, envolvendo pessoas de diferentes países e em distintos fusos horários.

 

O valor agregado está na instantaneidade e nos recursos que dão dinamismo ao intercâmbio de dados, proporcionando maior eficiência para as diferentes áreas, seja o marketing, o RH, a operação ou o comercial. A força de vendas, por exemplo, pode compartilhar com rapidez as ações da concorrência, postando textos e imagens que facilitam a troca de informações estratégicas de mercado.

Tantha’s: Que outros benefícios são sentidos?
Davide Aprile: Há um impacto positivo nas relações interpessoais, o que concorre para a qualidade do ambiente de trabalho e do clima organizacional. A ferramenta traz proximidade e permite eliminar barreiras hierárquicas, uma vez que há grupos que congregam do estagiário ao diretor. Adicionalmente, observa-se um efeito interessante quanto à humanização nas interfaces com os colegas de empresa, pois as pessoas acabam compartilhando também alguns aspectos de sua vida pessoal.

Tantha’s: Quais os cuidados para o uso adequado da ferramenta?
Davide Aprile: O norte está no nosso Código de Ética. Cuidamos de realizar treinamentos para orientar a correta utilização das novas mídias. Ao invés de impor restrições às redes sociais, preconizamos o bom senso e o uso consciente.

Tantha’s: E quando algo acaba destoando desse bom senso esperado?
Davide Aprile: A força de propagação dessas redes é muito grande, requerendo todo o cuidado. Quando algo sai do tom, recorremos a uma forma mais sutil de intervenção: a apresentação de cartões vermelho e amarelo, sinalizando que houve algum excesso. De forma lúdica e polida, em certo tom de brincadeira, passamos a mensagem. A ideia não é reprimir as pessoas, mas sinalizar para o bom senso e o protocolo de uso dessas ferramentas no trabalho, de acordo com um código de conduta informal que acaba surgindo e rapidamente é assimilado por todos.

Tantha’s: Que aspectos da cultura da BD facilitam a aderência a esses novos meios de inteiração?
Davide Aprile: Certamente a abertura de criar o bom senso, em vez de fazer imposições. Ainda que o novo gere dúvidas e desconforto, temos ciência de que não podemos ficar engessados frente às tecnologias que surgem. Há uma curva de aprendizagem, inclusive no que se refere àquela parcela do público que não necessariamente vai aderir ao uso da ferramenta.

Tantha’s: Que lições podem ser depreendidas a partir do uso do WhatsApp?
Davide Aprile: Ao postar fotos da alta liderança da companhia em visita a uma de nossas fábricas, obtivemos uma repercussão incrível. A experiência serviu para demonstrar a força da mensagem que estávamos transmitindo, reforçando aspectos como integração, coesão e observância aos valores da companhia. Estávamos todos paramentados com os equipamentos de segurança, transmitindo pelo exemplo os valores da organização.

Tantha’s: Uma imagem diz mais do que mil palavras…
Davide Aprile: Isso mesmo, e tudo de forma espontânea. Nossos credos e valores permeiam o processo de comunicação e ganham amplitude em um meio como o WhatsApp, que dá espaço para as pessoas serem protagonistas – o que amplia o engajamento e nutre o orgulho de pertencer.

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