PAINEL EXECUTIVO – EXAME 1092

PAINEL EXAME 1092_CapaFORÇA REALIZADORA

O impulso necessário para fazer da promessa um resultado efetivo

Extrair o melhor das pessoas e ajudá-las a transformar potencial em realização é um dos grandes desafios hoje para as organizações. O projeto errado, a promoção equivocada ou um gestor que não inspira podem minar o talento ainda latente. Por outro lado, políticas e práticas bem definidas, que ajudam a destacar as entregas, identificar as necessidades de desenvolvimento e antever as perspectivas futuras, têm a possibilidade de servir de centelha e despertar – e até mesmo acelerar – o resultado diferenciado e a alta performance.

PAINEL EXAME 1092_Miolo_Fontes

Andrea Marquez, Vice-presidente de Gente & Gestão da Bunge Brasil

“Todo ser humano tem um talento próprio, algo que faz de melhor. A diferença muitas vezes está no potencial de crescimento, que se mostra maior e mais breve em alguns indivíduos. O que as empresas buscam é criar condições para acelerar o desenvolvimento, fazendo com que essa potencialidade se converta em resultado concreto no menor tempo possível. Na Bunge, um dos mecanismos que reconhecem os potenciais como talentos da organização é o Talent Pool. Trata-se de uma prática colegiada, que prevê a análise e a calibração de cada profissional dos diversos níveis de liderança, orientando as decisões de promoção, o plano de sucessão e as necessidades de desenvolvimento de cada um. Bem articulado com outras práticas e com as diretrizes do negócio, o sistema permite olhar o todo e o particular, de tal forma a ter as pessoas certas nos projetos e nos lugares adequados, garantindo assim melhores condições para que as competências e os diferenciais encontrem terreno propício para florescer”

Francisco Cuesta, vice-presidente de RH da Samsung Eletronics

“Potenciais se convertem em talentos quando entregam alta performance, e cabe às organizações despertar essa força latente para que ela possa se transformar em entrega. Todos temos talentos, ainda que muitos atribuam essa questão a algo relacionado aos mais jovens. Potenciais são promessas que, supostamente, guardam grande energia. As condições do ambiente, as escolhas, a causa e a proposta de valor são fatores cruciais para que a promessa se concretize, e nesse aspecto as lideranças desempenham papel decisivo nessa materialização. Não bastam inspiração e potencial, sendo necessários muito trabalho e grande vontade para que a faísca possa acender. Daí a importância de explicitar os propósitos e os valores corporativos, vivendo-os de fato no dia a dia, e em cada projeto. Fundamental também é o acompanhamento constante da evolução dos profissionais, o que é feito global e sistematicamente pela companhia, por meio do programa STAR (Samsung Talent Review).”

Deixe um comentário