PAINEL EXECUTIVO – EXAME 1088

PAINEL EXAME 1088_CapaPERSPECTIVA MULTICULTURAL

Experiência internacional imprime maior dinamismo às relações e à carreira

Novas fronteiras de atuação no ambiente global têm feito com que, cada vez mais, os resultados dos negócios dependam de times formados por pessoas de diferentes países. A compreensão das peculiaridades culturais se torna crítica para uma interação mais produtiva, e, nesse contexto, a vivência internacional, mesmo em projetos mais breves, traz impacto decisivo para a qualidade das relações.

Exame 1088_Miolo_Entrevistados

Erica Baldini, diretora de RH da Ford América do Sul

“Acabo de retornar ao Brasil após três anos de permanência no México. Nesse período, obtive um aprendizado que talvez levasse uma década para ocorrer, não fosse a expatriação. Ainda que o contato com pessoas de diversas origens seja frequente em nosso dia a dia, nada se compara à imersão completa na cultura de outro país, vivenciando detalhes e especificidades locais. A condição de realizar esse mergulho também é possível em experiências internacionais de menor duração ou em incursões mais breves durante o desenvolvimento de um projeto de prazo mais estendido. Integrar times globais e ter a chance de exposição direta a culturas distintas, em temporadas de trabalho no exterior, garantem aos profissionais um desenvolvimento exponencial e uma maior visibilidade na corporação. Os projetos multiculturais geram valor para a companhia e para os indivíduos, possibilitando não apenas o intercâmbio técnico e de melhores práticas, mas também a percepção da dinâmica de cada povo, em um exercício de empatia e de compreensão das diferenças.”

Laura Lafayette, diretora de RH da Unisys

“Tive a oportunidade de trabalhar durante vinte anos nos Estados Unidos e posso garantir que essa temporada, além de enriquecedora para a minha percepção de mundo, significa um diferencial de carreira. O contato com outros costumes e com a forma de viver e trabalhar de diversas culturas amplia a mente e a visão. Na Unisys, temos muitos projetos transversais, envolvendo pessoas de várias nacionalidades, o que abre espaço para que os profissionais brasileiros cumpram um período fora do país. Além do aprendizado que trazem na bagagem de volta, eles exercem papel relevante na decodificação de nossa cultura para os demais. Se uma estadia na matriz, na Filadélfia, ajuda a compreender o lado prático dos americanos, sem dúvida permite igualmente demonstrar a eles o nosso aspecto mais caloroso e de valorização das relações interpessoais. É uma troca de conhecimento que aproxima e torna mais fluido o diálogo, facilitando as interlocuções, não importando a distância geográfica nem as diferenças culturais.”

Deixe um comentário